quinta-feira, 13 de setembro de 2007

[P02]Comitiva da Fifa visita Belo Horizonte Membros da entidade vão conhecer o Mineirão e ter reunião com governador Aécio Neves

Após inspecionar Brasília, a comitiva da Fifa está nesta terça-feira em Belo Horizonte. A capital de Minas Gerais é uma das 18 cidades candidatas a receber jogos da Copa de 2014.
Durante a visita, a comitiva levantará informações sobre o estádio, os locais de treinamento, acomodações e hotéis. Também serão realizados levantamentos sobre as instalações médico-hospitalares, capacidade dos aeroportos e condições de transporte de Belo Horizonte.
A vistoria começa no Centro de Convenções Expominas. Depois, o grupo, ao lado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, se encontra com o governador Aécio Neves, no Palácio da Liberdade. De lá, os inspetores da Fifa seguem para o Mineirão.
No projeto de modernização do estádio está previsto o aumento o estacionamento. De 3.500 para 7 mil vagas. Camarotes precisam ser construídos, assim como cabines de imprensa, que hoje são insuficientes para a Copa. Há a necessidade de uma segunda sala de exame antidoping e um segundo vestiário de árbitros para as mulheres. O placar analógico vai ser trocado pelo digital. Mesmo com todas as obras, a arquitetura do Mineirão será mantida.
Na parte da tarde, a comitiva vai conhecer o centro de treinamento das duas principais equipes de Belo Horizonte. Primeiro, os representantes da Fifa seguem para a Toca da Raposa II, do Cruzeiro. Depois passam pela Cidade do Galo, do Atlético-MG.
A comitiva da Fifa é composta por cinco pessoas: Hugo Salcedo (chefe da comitiva), Jaime Byrom (responsável pela área de acomodações e transportes), Jorge Batista (imprensa), Walter Gagg (segurança e estádios) e Jaime Yarza (secretário geral). O Brasil é o único candidato a sede da Copa de 2014. Desde sexta-feira, os inspetores da Fifa analisam as candidaturas das 18 cidades brasileiras que querem receber os jogos. Em um hotel do Rio de Janeiro, eles conheceram os projetos de 13 cidades: Fortaleza, Recife/Olinda, Salvador, Maceió, Natal, Florianópolis, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Manaus, Rio Branco e Belém. A partir desta terça-feira, a comitiva visita mais três cidades: São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Data da reportagem: 28/08/2007
Link da reportagem: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Selecao_Brasileira/0,,MUL94820-4482,00.html

Análise:
Eventos da proporção de uma Copa do Mundo de Futebol, são não apenas uma grande oportunidade que o pais que sediar o evento tem para expor ao resto do planeta sua cultura, mas também que o potencial turístico tem de alcançar patamares até então não explorados, uma vez que o país tem de adequar toda sua infra-estrutura hoteleira, de transporte, de segurança, para o evento. Portanto a possibilidade de o Brasil sediar a copa de 2014, traz uma oportunidade diferente da adquirida com os Jogos Pan-americanos, já que diferente deste, o evento não se concentra em uma única cidade, a copa teria 18 cidades sede espalhadas por todo país, desde o norte até o sul.

Propostas:
Então caso o Brasil venha sediar a Copa de 2014, o país deve aproveitar para expor toda a sua diversidade regional, com destaque para áreas do país que ainda não possuem uma tradição no turismo internacional como Goiânia e Rio Branco por exemplo, mas que possuem suas belezas especificas. E aquelas que já possuem potencial turístico internacional explorado podem aprimorar pontos de grande importância como infra-estrutura de transporte.
A Copa é uma oportunidade única de marketing e uma publicidade enorme para o turismo no Brasil. Recomenda-se primeiramente o planejamento da viagem, o que pode, em geral, compensar financeiramente, já que algumas agências oferecem preços mais em conta e facilidades nesses casos. Além disso, todos os serviços prestados, tais como alimentação, transporte, infra-estrutura dos locais visitados sofrem uma influência direta desse fator, tanto no preço como na qualidade (filas, atrasos, overbooking, demoras etc.), devem ser previstos e planejados pois esse eventos é um dos mais importantes do mundo.O Brasil será julgada por tudo! Pelo talento de sua seleção, pela organização da competição, pelas condições de acolhida dos 800.000 visitantes estrangeiros, e pelo que se passar nos estádios e fora dos estádios. Pode-se planejar que as cidades-sedes, com o apoio do Estado e das coletividades locais, estão desenvolvendo esforços consideráveis com relação à programação em torno da Copa do Mundo. Para incrementar pode-se haver festas, concertos, transmissões dos jogos ao ar-livre, exposições e demonstrações esportivas. Cada região também deve se preocupar em valorizar seus trunfos econômicos, seus avanços tecnológicos, seu patrimônio histórico. E com todo o esforço que será feito é importante também levar a comunidade carente, especificamente a favela, para conhecer e ajudar nessa jornada rumo a copa, pois assim diminuirá o risco de eles se revoltarem contra uma coisa que para eles seria impossível, mais que agora será uma realidade em suas vidas.

Nenhum comentário: